Notícias

Segunda-Feira, 04 de Março de 2019 15:02

MT teve mais de 6 mil focos de queimada em 2 meses

No primeiro bimestre do ano, Mato Grosso registrou mais de 6 mil focos de queimada, ficando em quarto lugar na comparação com os outros estados brasileiros. O campeão de foco de queimadas foi Roraima (21.836 focos), seguido por Mato Grosso do Sul (12.247 registros) e Bahia (9.674 focos). Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Os municípios mato-grossenses com o maior número desse tipo de incidente foram Paranatinga (373 km ao Sul de Cuiabá), com 514 focos, e Poconé (104 km ao Sul), com 346 registros. No ranking nacional, Paranatinga é o 19º município com maior número de focos.

Ocorreram focos de queimada em 133 municípios, o que corresponde a 94% das cidades mato-grossenses. Em 61% dos casos os incêndios aconteceram em territórios amazônicos. E dos 30 municípios com mais focos no país, apenas 5 eram de Mato Grosso.

Também serve de alerta os focos em unidades estaduais de conservação, pois em 7 delas ocorreram 22 focos de incêndio no primeiro bimestre do ano.

As terras indígenas também foram afetadas pelos focos de queimada, sendo que as 20 com maior número de queimadas tiveram 112 registros nos dois primeiros meses de 2019.

Fonte: Gazeta Digital

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}