conecte-se conosco


Política MT

Mendes sinaliza que aumento só deve ser concedido em 2020

Publicado

O governador Mauro Mendes (DEM) praticamente descartou a possibilidade de atender ainda neste ano os pleitos dos profissionais da Educação – em greve há dois meses.

A categoria cobra, entre outros pontos, o reajuste de 7,69% previsto na lei da dobra salarial, além da Revisão Geral Anual (RGA).

Segundo Mendes, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) já está elaborando um estudo para ver o impacto da lei que revisa os incentivos fiscais em Mato Grosso na arrecadação do Estado.

 

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Após aprovação de Taques, AMM exige mesmo tratamento aos prefeitos em MT

Publicado

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, disse que espera que o Tribunal de Contas do Estado, utilize no julgamento das contas das prefeituras, os mesmos critérios utilizados no julgamento das contas do ex-governador Pedro Taques. Neurilan frisou que, já houve caso de reprovação de contas de prefeituras com apontamentos de menor gravidade. Ele exemplificou que, quando um prefeito atrasa o repasse do duodécimo para a câmara de vereadores, em um ou dois dias, já é motivo de apontamento, como uma irregularidade cometida pelo gestor municipal.

Neurilan lembrou que na sessão extraordinária do último dia 6 de agosto, o TCE aprovou por unanimidade as contas da administração do ex-governador Pedro Taques, mesmo com 26 irregularidades, algumas gravíssimas, identificadas pelo próprio tribunal. Por outro lado, além de Taques ter confessado as irregularidades, ainda atribuiu os erros à crise financeira. Conforme Neurilan, as gestões municipais são as mais afetadas com a crise financeira que o país vive, pois segundo ele, é nos municípios que há uma pressão da população pelos serviços públicos, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. “Se a crise financeira serviu como base para justificar as irregularidades cometidas pelo ex-gestor estadual, também servirá no julgamento das contas dos gestores municipais. Achamos que o tribunal deve ter o mesmo entendimento” observou.

Leia mais:  MDB nega debandada e reafirma apoio à candidatura de Wellington Fagundes

Os municípios de Alta Floresta, Juína e Barra do Bugres, tiveram suas contas reprovadas este ano, devido a despesas, que na avaliação do tribunal, ultrapassam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não estou querendo dizer que o TCE deveria ter reprovado as contas do ex-governador Taques e de outros governadores, que tiveram algumas irregularidades, mas o que esperamos é que o tratamento aos municípios, seja o mesmo utilizado nas contas do estado”, assinalou.

Neurilan destacou que alguns avanços ocorreram nos últimos anos, através de uma parceria entre a AMM e TCE, visando a orientação aos gestores municipais. “No entanto é bom ressaltar que no julgamento de contas, seja dos municípios, do estado e de outros poderes, que o tribunal use o mesmo parâmetros com uma análise igualitária”, disse o presidente da AMM.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

“Para esse ano, esquece; não tem condições”, afirma Botelho

Publicado

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) afirmou que o Governo do Estado não tem condições de conceder o aumento de 7,69% nos salários dos professores previsto na lei da dobra do poder de compra da categoria.

Os servidores estão em greve desde o dia 27 de maio. Eles exigem, entre outras demandas, o reajuste aprovado no Governo Silval Barbosa, além da Revisão Geral Anual (RGA).

“Para esse ano, não. Agora, para o próximo ano é possível. Para esse ano, esquece. Está descartado. Não tem condições. Para o próximo ano é possível ter alguma coisa”, afirmou Botelho.

A expectativa é de que, com a aprovação do projeto de lei que revisa os incentivos fiscais e muda o método de cobrança de ICMS, a receita do Estado aumente e com isso o Executivo apresente uma proposta aos educadores. Mas para o ano que vem.

Comentários Facebook
Leia mais:  MDB nega debandada e reafirma apoio à candidatura de Wellington Fagundes
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana